Nutrição com afeto (3)

LEITE DE VACA: pode ou não pode nutri?

LEITE DE VACA: pode ou não pode nutri?

Que o leite de vaca e seus derivados são um dos alimentos mais consumidos no Brasil, eu não tenho dúvidas! Pare para pensar um pouquinho nas suas refeições diárias e conte quantas vezes, em média, ele aparece no seu dia-a-dia!?

Ele está presente no café com leite do desjejum, naquele pãozinho com queijo e requeijão que acompanha essa refeição, no iogurte que comemos no meio da manhã, no estrogonofe do almoço, no bolinho com cobertura do lanche da tarde e no chocolatinho da sobremesa do jantar. Viu só como é fácil encontrarmos o leite de vaca em praticamente todas as refeições?

Mas será que esse alimento tão comentado ultimamente pode e deve ser consumido em qualquer quantidade por qualquer pessoa? Você deve conhecer alguém que por motivo de alergia ou intolerância, não consome leite de vaca, certo? Essa é uma realidade cada vez mais comum em meu consultório! Todos os dias atendo alguém com intolerância à lactose ou alergia a proteína do leite de vaca.

Mas porque será que o número de pessoas com esse tipo de alergia vem aumentando???

Levanto aqui dois pontos principais:

  • O excesso no consumo desse alimento! Tudo que consumimos em excesso faz mal!

Ainda somos o único mamífero que bebe leite na fase adulta, e ainda bebemos o leite de outro animal e não o leite produzido pelas nossas mães!

O leite de vaca possui uma proteína chamada caseína, que é de difícil digestão e outra proteína chamada de betalactoglobulina, a qual não possuímos enzimas capazes de digerir e por esse motivo, é bastante alergênica para nós. Quando consumimos essa proteína em excesso, nosso corpo gera uma resposta inflamatória, como se estivéssemos gripados ou com alguma infecção! Essa resposta inflamatória leva a alguns sintomas, que muitas vezes não identificamos ser pelo consumo excessivo desse alimento, como por exemplo: dor de cabeça, sinusite, renite, congestão nasal, dermatites atópicas, asma, bronquite entre outros sintomas. Não é uma resposta inflamatória imediata, mas um processo crônico, que vai reduzindo a cada dia nossa qualidade de vida.

  • O leite consumido atualmente é diferente do que era consumido, por exemplo, pelos nossos avôs!

Antigamente nossos familiares consumiam o leite tirado diretamente da vaca, a qual vivia solta, tinha uma alimentação livre de agrotóxicos e não recebia antibióticos. Hoje a vaca que produz o nosso leite vive confinada, sua alimentação é rica em agrotóxicos e ela recebe doses de antibióticos para que não fique doente! Sim, é uma vaca triste L

Além disso, o leite que consumimos vem em uma caixinha e dura cerca de 6 meses fora da geladeira!!! Já imaginaram um leite que dura 6 meses fora da geladeira??? Precisamos no mínimo, achar estranho, concordam?

Atualmente o leite de vaca passa por um processo chamado UHT (Ultra-High Temperature), onde é elevado a uma alta temperatura para eliminar todo e qualquer microorganismo patogênico que possa existir! Aparentemente parece ser bom certo?! Porém, com a alta temperatura, as proteínas do leite sofrem alteração em sua conformação estrutural e se tornam ainda mais alergênicas, aumentando ainda mais o processo inflamatório!

Então preciso parar de consumir leite de vaca nutri?

Caso você tenha intolerância ou alergia, sim, é necessária a retirada, caso contrário, é possível consumir moderadamente, em pequenas quantidades e em dias alternados!

Mas nutri, como fica minha ingestão de cálcio sem consumir lácteos?

Consuma mais vegetais e folhosos verdes escuros, eles são ricos em cálcio. O gergelim é outro alimento riquíssimo em cálcio, você pode acrescentá-lo na sua salada, por exemplo! Você não precisa consumir leite de vaca para ter uma ingestão adequada desse mineral, basta variar o consumo de alimentos fonte dele.

Caso queira fazer alguma preparação, ou mesmo tomar o seu café com leite diário, substitua o leite de vaca pelas bebidas vegetais, também conhecidas por “leites vegetais. Aqui e aqui tenho duas receitinhas de bebidas vegetais para vocês!

Procure o seu nutricionista, faça suas adequações alimentares e veja o que é melhor para o SEU organismo!

Beijos da nutri

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *