Banana Verde: um aliado à saúde!


Estamos habituados a consumir banana praticamente todos os dias. É uma fruta deliciosa, prática, rica em vitaminas e minerais, de fácil aquisição e podemos encontra-la nos mercados e feiras o ano inteiro. Normalmente consumimos quando madura, más você já pensou em consumi-la quando verde? Não? Então veja abaixo os benefícios que ela pode trazer:

A banana verde, quando cozida, apresenta alta quantidade de amido resistente, um carboidrato com benefícios semelhantes aos das fibras. Esse amido não pode ser digerido e nem absorvido pelo intestino,é apenas fermentado, produzindo substâncias que servem como fonte de energia para a produção de bactérias benéficas do nosso intestino.

banana verde cozida grande

Possui baixo índice glicêmico, ou seja, sua digestão e absorção são mais lentas, e assim a quantidade de glicose liberada no sangue ocorre gradativamente, mantendo os níveis de glicose no sangue controlados, contribuindo assim, para a prevenção do desenvolvimento de diabetes, e do acúmulo de gordura corporal, visto que promove um aumento da saciedade.

A banana verde na forma cozida é apropriada ao preparo de subprodutos como a biomassa e a farinha de banana verde.
A farinha de banana verde você encontra nas casas de produtos naturais, e pode utiliza-la na substituição total ou parcial da farinha de trigo, ou simplesmente mistura-la na salada de frutas, iogurtes e nas refeições. Já a biomassa você pode fazer em casa, é super simples, e pode ser utilizada em diversas preparações, como bolos, biscoitos, sucos, vitaminas, sopas, caldos entre outros.

biomassa-de-banana-verde grande
A receita da biomassa e fotos com o passo-a-passo você encontra aqui no site, e aqui também tem uma receita deliciosa feita com a biomassa de banana verde!

Beijos da nutri

Fonte: Blog VP – Nutrição Funcional.

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *