Está com dificuldades para perder peso? Poucas horas de sono pode ser a causa!


Existem dois hormônios em nosso organismo, a Serotonina e a Melatonina, que são responsáveis, respectivamente, pela regulação do apetite e do sono. A produção de Melatonina se dá através da Serotonina, que por sua vez, é produzida através do aminoácido Triptofano. Além de regular o sono, a Melatonina funciona como um importante antioxidante e regulador do sistema imunológico.

A privação do sono altera o metabolismo da Melatonina e consequentemente, da Serotonina. Com a produção da Serotonina alterada, não há um controle adequado do mecanismo de fome/saciedade, fazendo com que passemos a ingerir uma quantidade maior do que o necessário de comida, principalmente em forma de carboidratos.O excesso de alimentos, por sua vez, altera a produção de Melatonina no final do dia, desregulando o sono novamente e promovendo uma reação em cascata.

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Podemos, através da ingesta de alguns alimentos e/ou suplementação quando necessário, garantir quantidades adequadas de Triptofano, o aminoácido percursor da Serotonina e Melatonina. Entre esses alimentos, podemos citar: a banana, feijão-preto, lentilha, grão de bico e oleaginosas. Além do triptofano, são necessário outros nutrientes para a produção da Serotonina:

Ácido fólico: encontrado em vegetais folhosos verde-escuros, gema de ovo;
Vitamina B12: encontrada em produtos de origem animal;
Vitamina B6: disponível em cereais integrais, oleaginosas, aveia;
Magnésio: presente em vegetais folhosos verde-escuros, oleaginosas, cereais integrais;

Por isso, além de uma alimentação adequada, uma boa noite de sono é fundamental para garantir não só a regulação da fome/saciedade, como também a melhora do humor, o equilíbrio do organismo de maneira geral e a melhora da atividade anti-inflamatória, evitando a formação de gorduras indesejadas.

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