Spirulina: o que é e quais seus benefícios? 1


A Spirulina é uma cianobactéria fotossintetizante que tem sido utilizada na alimentação humana por vários séculos. Muitos compostos das cianobactérias possuem alto valor comercial e são empregados em diferentes atividades para fins diversificados, tais como: biopigmentos e antioxidantes, marcadores fluorescentes, enzimas, fármacos, emulsificantes e gelificantes.
Possui alto teor proteico e grande concentração de aminoácidos essenciais. Com relação às vitaminas, a Spirulina possui β-caroteno (80% do conteúdo de carotenóides), um pigmento percursor da vitamina A que funciona como antioxidante, além de auxiliar no fortalecimento de unhas e cabelos.

De acordo com a literatura, essa bactéria possui propriedades funcionais e terapêuticas, entre as quais podemos citar: efeitos contra a anemia; efeitos antioxidantes; efeitos antilipidêmicos (redução do colesterol LDL, colesterol total e triglicerídeos); efeitos hipotensores (de redução da pressão arterial); efeitos prebiótico e imunomodulador e efeito antidiabetogênico (hipoglicemiante).

Podemos encontrar a Spirulina em forma de pó, cápsulas, comprimidos e tabletes. Podendo ser consumidas com um pouco de água, ou adicionada aos alimentos, como em saladas, sopas, sucos, arroz e muitas outras receitinhas!

suco de spirulina

Vale ressaltar que a nutrição é uma ciência nova, complexa e multi fatorial, muita coisa ainda precisa ser elucidada. Por falta de estudos, a spirulina é contraindicada para gestantes e mulheres que estejam amamentando. Por conter fenilalanina, não deve ser consumida por fenilcetonúricos! As quantidades e a forma de consumo devem ser indicadas por um profissional, por isso, procure um nutricionista!

Beijos da Nutri!

Fonte: Oliveira, Cristiane Alves de; et al. Potencial nutricional, funcional e terapêutico da cianobactéria spirulina.Revista da Associação Brasileira de Nutrição. Volume 5, nº 1 (2013).


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