Variações inteligentes para o pãozinho de cada dia


O pão é um dos alimentos mais consumidos e queridos, não só pelos brasileiros, mas por todo o mundo. É de fácil acesso, relativamente barato e que já faz parte da nossa cultura. Porém, quando se fala em dieta e emagrecimento ele acaba sendo visto como vilão! Mas será que precisamos abolir o pãozinho de nossas vidas para alcançarmos o peso que almejamos?

Respondo a essa pergunta com a seguinte frase: a palavra chave para se obter saúde e perder peso de forma saudável é EQUILIBRIO! O maior problema das pessoas que tem o hábito de consumir pão é que o fazem no café da manhã, no café da tarde e em muitos lares, ele passou a substituir o jantar. O excesso desse alimento é que leva ao ganho de peso e a exposição contínua à proteína presente na farinha de trigo (o tão famoso glúten) acaba levando a uma sensibilidade ao glúten, mesmo na ausência de doença celíaca, quadro bastante comum nos consultórios atualmente.

A nutrição funcional trata cada paciente na sua individualidade, por isso, o consumo esporádico de pão, respeitando as intolerâncias e sensibilidades de cada pessoa, não é um problema, problema é consumi-lo em excesso. Vale ressaltar a importância de optar sempre por um produto mais saudável, de preferência integral e se possível caseiro, quanto menos aditivos alimentares tiverem, melhor para sua saúde.

Mas se não devo comer pão todos os dias, o que vou comer???

mulher-com-dedos-na-boca1

Essa é a pergunta que mais ouço no consultório, e por isso resolvi fazer um post mostrando algumas opções para substituir o pãozinho e ajudar você a variar a sua alimentação deixando-a mais saudável, mas antes disso, vale uma consideração:

– Não sou a favor da troca do jantar com comida de verdade por pães ou mesmo pelas outras opções que vou lhe apresentar. O jantar deve ser uma refeição completa, assim como o almoço, porém com quantidades variáveis dependendo da necessidade de cada um. Consulte um nutricionista para um melhor planejamento de suas refeições.

Panqueca de aveia

panqueca-termogênica-de-banana-com-canela

Essa panqueca é uma das minhas paixões! Deliciosa e super prática, ela é feita com apenas dois ingredientes: aveia e ovo! Basta você bater um ovo com duas colheres de sopa de aveia e levar a uma frigideira untada com óleo de coco ou azeite de oliva. Deixe em fogo baixo e tampe a frigideira, depois de um minuto vire a panqueca e deixe mais um minuto do outro lado.

Sugestões de recheio: banana com canela em pó; morangos frescos com canela em pó; geléia de frutas sem açúcar – 100% fruta; manteiga ghee com raspinhas de limão siciliano; azeite de oliva com tomate e menjericão.

Crepioca

crepioca cortada

Essa opção é bem parecida com a panqueca, porém a textura fica bastante diferente. Você também precisará de apenas dois ingredientes: ovo e goma de tapioca. Bata um ovo com uma colher de sopa de goma de tapioca. Mexa bem e leve a frigideira. Não é necessário untar. Deixe um minuto de um lado, vire e deixe mais um minuto do outro. Você pode reinventar sua crepioca acrescentando outros ingredientes na massa, como cacau em pó, linhaça, ervas secas, páprica, curry, açafrão, em fim, use a imaginação!

Sugestões de recheio: banana com canela em pó; morangos frescos com canela em pó; geléia de frutas sem açúcar – 100% fruta; manteiga ghee com raspinhas de limão siciliano; azeite de oliva com tomate, menjericão e sal; creme de amendoim com banana.

Tapioca

rucula-tapioca-com-tomate

A tapioca virou a queridinha do mundo fitness e das dietas, mas atente-se para o fato de que ela é uma farinha branca, não devendo ser consumida diariamente. É super fácil de fazer, basta colocar a goma de tapioca em uma frigideira, espalhar (não precisa untar!) e deixar em fogo médio por alguns minutinhos.

Sugestões de recheio: ovos mexidos, manteiga ghee com raspinhas de limão siciliano e chia; azeite de oliva com tomate, menjericão e sal; creme de amendoim com banana; frango desfiado e temperado a gosto; atum, queijo branco com manjericão.

Tubérculos

6493366785_a206beb63d

Apesar de não ser nosso hábito consumi-los pela manhã, são excelentes fontes de carboidratos e uma excelente forma de começarmos bem o dia. Pode ser uma batata doce assada com canela, um aipim cozido com azeite e ervas frescas, cará, inhame, batata yacon, batata baroa. São infinitas possibilidades e formas de preparo. Coloque seu lado chef para funcionar e arrisque-se na cozinha! Para acompanhar aposte em patês caseiros de frango ou atum, fica uma delícia.

E aí, gostaram das opções? Agora você não tem mais desculpas para consumir pão todos os dias. Ele deve entrar na sua alimentação de forma rodiziada, intercalando com as opções apresentadas. Lembrando que existem muitas outras opções para um café da manhã ou da tarde saudável, apresentei apenas alguns carboidratos que substituem o pão, porém existem infinitas possibilidades e combinações.

Beijos da Nutri 😉

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *