Barquinha de abobrinha recheada com quinoa e amêndoas


Que tal testar essa receita no almoço de hoje? Uma refeição vegan, low carb, sem glúten, livre de lácteos, rica em fibras e cheia de nutrientes importantes para nossa saúde!

A abobrinha é um dos vegetais que mais me encantam! É super versátil, rica em fibras, têm pouquinhas calorias e uma quantidade incrível de Vitamina A e antioxidantes. A quinoa é um grão ímpar! Rica em proteínas possui todos os aminoácidos essenciais à nossa dieta, além de fibras, vitaminas do complexo B e minerais com zinco e magnésio. As castanhas, além de complementarem as proteínas, são ricas em gorduras do bem que protegem nosso coração.

Agora que você já conhece os benefícios dos principais ingredientes dessa receita, vamos aprender a fazê-la?

Ingredientes:

2 abobrinhas médias

1/2 cebola

2 dentes de alho

1 tomate sem sementes cortado em cubinhos pequenos

1 copo de biomassa de banana verde amolecida

1/2 xícara de quinoa em grãos

2 xícaras de água

1/2 xícara de amêndoas laminadas ou picadas

Salsinha a gosto

Sal a gosto

Açafrão a gosto

Páprica doce a gosto

Ervas de provence a gosto

Modo de Preparo: 

Corte as abobrinhas ao meio de forma longitudinal e com o auxílio de uma colher retire a polpa (guarde a polpa para fazer um creme de abobrinha). Tempere a parte interior da abobrinha com azeite, sal, açafrão e ervas de provence. Leve ao forno em temperatura média por aproximadamente 15 minutos. Reserve. Em uma panela, refogue o alho e a cebola, acrescente a quinoa, a água, o sal e deixe cozinhar. Quando a água secar, acrescente a biomassa amolecida, a salsinha, o tomate, as amêndoas picadas e mexa. Acrescente a páprica e acerte o sal. Coloque o risoto de quinoa dentro da abobrinha e leve ao forno por mais alguns minutinhos, apenas para aquecer. Sirva com folhas verdes e o creme de abobrinha feito com a polpa que sobrou. Para enfeitar, use um tomatinho cereja em forma de flor ou uma folhinha de salsinha.

OBS: para o creme de abobrinha, basta refogar a polpa e bater no liquidificador com um dente de alho, metade de uma cenoura pequena e sal a gosto.

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *