Manteiga Clarificada (Ghee)


Tradicionalmente Indiana, a manteiga clarificada, popularmente conhecida como Ghee, é uma manteiga pura, comumente feita a partir do leite de vaca ou de búfala, que passa por um processo para retirada da lactose, das proteínas do leite e das toxinas, ficando puramente a gordura do leite.

Tem uma cor amarelo-alaranjada devido ao seu alto teor de vitamina A. Além disso, a manteiga clarificada é rica em um composto chamado butirato, que é antiinflamatório e faz bem à saúde intestinal.

Comercialmente é encontrada sem lactose, porém, quando feita em casa, pode permanecer algum resíduo, por isso, dependendo do grau de intolerância à lactose, o ideal é consumir a comercial. O valor da ghee comercial pode ser bem salgado, mas fazê-la em casa é uma alternativa para burlar os altos preços do mercado!

Dica da Nutri: apesar ser mais saudável, deve ser consumida com moderação, afinal, é uma gordura e seu excesso pode trazer prejuízos à saúde!

Que tal aprender a preparar a ghee na sua casa? Vamos à receita:

Ingredientes:

250g de manteiga sem sal (pode fazer em maior quantidade se preferir)

Modo de Preparo:

Em um recipiente de vidro coloque a manteiga. Leve ao fogo médio em banho maria. A manteiga começará a ferver e uma espuma densa se formará, devendo ser retirada com o auxílio de uma colher (essa espuma são as impurezas da manteiga comum). Esse processo demora cerca de 30 minutos a 40minutos. Após retirar a espuma, deixe esfriar e despeje o líquido amarelo em um pote de vidro. No fundo da panela ficará um líquido branco, que corresponde à lactose – essa parte deve ser descartada, por isso, despeje a manteiga cuidando para que não caia lactose junto. Caso queira temperar a manteiga, esse é o momento, seguem algumas sugestões a baixo. Coloque o pote de manteiga na geladeira até endurecer, depois disso pode ser mantida fora da geladeira. A manteiga dura cerca de 30 dias fora da refrigeração e cerca de 60 dias na geladeira.

Sugestões de tempero da manteiga:

– grãos de mostarda com raspas de limão siciliano

– Ervas finas desidratadas (manjericão, tomilho, orégano, manjerona, salsa)

– Alecrim fresco com suco de limão

– Raspas de laranja, canela em pó e extrato de baunilha.

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *