ATUM e SARDINHA: em óleo ou em água?


Claro que escolher o peixe fresco, in natura é sempre a melhor opção! Mas na correria do dia a dia, o atum e a sardinha enlatados, quebram um galho não é mesmo?

A grande maioria sabe que eles são ricos em ômega-3, uma gordura anti-inflamatória que nos ajuda a reduzir o colesterol! Mas sempre fica a dúvida, em óleo ou em água?

Vamos começar falando do alumínio (presente nas latas) e no mercúrio (presente em peixes de águas profundas, como o atum). Ambos são metais pesados, tóxicos pro nosso corpo e que se depositam principalmente em nosso cérebro e é uma das possíveis causas do Alzheimer! Além disso estão relacionados com problemas de tireoide.

Esses metais pesados são lipofílicos, ou seja, têm afinidade por gordura! Isso quer dizer que quando você compra atum ou sardinha em água, os metais pesados estarão acumulados na gordura do peixe, a qual você comerá! Se você optar por comprar o atum ou sardinha em óleo, os metais pesados se acumularam no óleo, o qual deve ser descartado na hora do consumo!

Então na hora de ir às compras, opte pelos em óleo e descarte o óleo na hora d consumir. Costumo espremer bem em uma peneira e depois passo uma água no peixe para retirar o excesso de óleo e de sódio!

Beijos da nutri 😉

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *