BEBIDAS ALCOÓLICAS: o quanto posso tomar?


O carnaval está chegando e nessa época muita gente acaba bebendo mais do que costuma e além da conta! Será que o consumo de álcool, mesmo que em pequenas quantidades vai atrapalhar os seus resultados?

Minha resposta é categórica: Vai!

O álcool tem o que chamamos de calorias vazias, ou seja, ele tem apenas calorias e nenhum nutriente para o nosso corpo L Pra vocês terem ideia, 1g de carboidrato (que se tornou o vilão pra quem está de dieta) tem 4kcal e 1g de álcool tem 7kcal, ou seja, o álcool é ainda mais calórico do que os carboidratos!

O álcool em excesso se acumula no fígado na forma de gordura, levando a esteatose hepática (gordura no fígado) além de promover a síntese de gorduras fora do fígado também, causando aumento de peso e do percentual de gordura corporal.

Além disso, vale ressaltar que o álcool é tóxico ao nosso corpo, que para se proteger dessa toxicidade, retêm líquido, deixando você mais inchado (a famosa retenção hídrica).

A regra é: quanto menos melhor! E é melhor consumir 1 taça de vinho todos os dias do que tomar a garrafa toda em um único dia, por exemplo. Assim nosso corpo consegue metabolizar todo o álcool ingerido e não precisa transformá-lo em gordura.

E quanto eu posso tomar, nutri?

Uma dose, que seria 1 latinha de cerveja, 1 taça de vinho, 1 dose de destilado, sempre 1 dose, independente da bebida! Intercalar a bebida com água é de extrema importância pra não sobrecarregar o corpo, e logicamente, cuidar com os alimentos que vai consumir junto com esse álcool! Mas isso é assunto pra outro post!

Espero que tenham gostado!

Beijos da Nutri 🙂

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *