Depressão e Ansiedade? A Nutrição pode te ajudar!


Que é crescente o número de doenças relacionadas à mente, não podemos negar! Cada vez mais conhecemos pessoas com depressão, transtornos de ansiedade, crianças diagnosticadas com Autismo e aumento no número de Parkinson e Alzheimer!

Mas porque será que, mesmo com tanta tecnologia na área da medicina essas doenças vêm aumentando???

As doenças relacionadas à mente têm dois principais fatores envolvidos: genéticos e ambientais! O fato de uma pessoa ter genes para a doença, não quer dizer que ela a desenvolverá! Hoje sabemos que nossos hábitos de vida podem silenciar ou não, os genes envolvidos com a grande maioria das doenças!

E é aí que entra a nutrição! Uma alimentação equilibrada e nutritiva é capaz de proteger nosso cérebro e evitar o aparecimento dessas enfermidades!

Conheça alguns alimentos/nutrientes importantes para essa proteção:

Ômega – 3 – Presente nos peixes como sardinha, arenque, salmão e atum, além de sementes como chia e linhaça.

Vitamina D – a principal fonte de vitamina D é o sol. Expor-se ao sol diariamente por cerca de 15 minutos, no período entre 11h e 13h, deixando braços e pernas expostos e sem protetor solar, já é suficiente para ter níveis adequados de vitamina D.

Vitaminas do Complexo B – estão presentes principalmente nas carnes em geral, ovos, leites e derivados, mas também encontramos bons níveis dessas vitaminas nas leguminosas (feijões, ervilhas, grão de bico), oleaginosas (castanhas, amêndoas, nozes, amendoim), e vegetais verdes escuros (rúcula, espinafre, agrião)

Minerais como Zinco, magnésio e selênio – presentes nas leguminosas (feijões, ervilhas, grão de bico), oleaginosas (castanhas, amêndoas, nozes, amendoim), sementes como as de girassol e abóbora, frutas variadas, carnes em geral, cogumelos, entre outros.

Curcumina – é um composto bioativo com propriedade antiinflamatória presente no açafrão da terra, também conhecido por Cúrcuma. O açafrão pode ser usado em pó, ou na forma natural, que é uma raiz parecida com o gengibre, para enriquecer várias preparações, como sucos, arroz, carnes, frango, vegetais, entre outras…use sua criatividade!

Probióticos – são bactérias benéficas para nosso intestino que podem ser encontradas em iogurtes e leites fermentados, kefir, coalhada, chucrute, fermentados da soja (missô, nato) e podem também ser ingeridos na forma de suplemento alimentar, em cápsulas ou pó. Elas promovem um equilíbrio intestinal que contribui para o bom funcionamento de todo o organismo.

A grande maioria já sabe, mas não custa relembrar: alimentos ultra-processados, industrializados, excesso de açúcar, gorduras trans, corantes e outros aditivos alimentares, excesso de glúten e de lácteos, vida estressada, álcool, fumo e inatividade física podem ser gatilhos para o aparecimento das doenças da mente e podem piorar o quadro quando elas já estão instaladas!

Uma alimentação limpa, natural e equilibrada é a melhor forma de sermos saudáveis!

Beijos da Nutri :*

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *