Emagrecer dormindo te deixaria feliz? 1


Eu diria que 99% do meu público chega ao consultório com o objetivo de emagrecer, desse total, cerca de 50% sofrem com distúrbios do sono (dificuldades para pegar no sono, ou acorda na madrugada e não dorme mais, ou acorda inúmeras vezes ao longo da noite)  ou dormem menos de 5h por noite.

O resultado não poderia ser diferente: estresse, irritabilidade, compulsão alimentar ao longo do dia, cansaço extremo, falta de atenção nas atividades diárias, baixo rendimento no trabalho, preferência por carboidratos refinados e alimentos gordurosos e…..dificuldades para perder peso! Isso mesmo, dormir mal e/ou dormir pouco pode estar dificultando o seu emagrecimento!

Alguns hormônios estão envolvidos nesse processo! Quero te mostrar o que realmente acontece e como podemos solucionar esses problemas!

 

1) Hormônio do crescimento

 

É durante o sono que produzimos o Hormônio do Crescimento, mais conhecido como GH. Ele é um dos responsáveis pelo ganho de massa muscular. Quanto mais massa muscular você têm, mais rápido será o seu metabolismo e o processo de emagrecimento. Quando não temos uma boa noite de sono ou dormimos menos do que o necessário, a produção de GH fica deficiente, dificultando o ganho ou manutenção da massa magra.

2) Grelina

É um hormônio responsável por desencadear a sensação de fome. É produzido principalmente no estômago e diversos estudos têm demonstrado que a privação do sono faz com que ele fique aumentado ao longo do dia.  Por esse motivo, quanto menos dormimos, mais fome sentimos.

3) Leptina

Produzida principalmente pelo tecido adiposo, é o hormônio responsável por avisar ao nosso cérebro que estamos saciados! Quando estamos em privação de sono, há uma redução na produção de Leptina, reduzindo assim a sensação de saciedade, o que aumenta a fome e consequentemente a ingestão calórica levando ao ganho de peso.

4) Cortisol

Mais conhecido como Hormônio do Estresse, o Cortisol é o responsável por nos fazer levantar da cama todos os dias e ir à luta! Porém, na privação de sono e no estresse temos um aumento na produção desse hormônio e consequente acúmulo de gordura corporal, principalmente na região do abdômen.

 

Agora que você entendeu um pouquinho como tudo isso acontece, vamos à soluções? 

1ª Tenha uma rotina de sono: horário para dormir e horário para acordar! Temos um relógio biológico que precisa ser respeitado e ter uma rotina é o primeiro passo para um sono saudável e reparador.

Desconecte-se! Pelo menos 1h antes do horário de dormir. Enquanto você se mantém trabalhando ou fazendo as atividades de casa, seu corpo continua produzindo cortisol para te manter acordado. A dica é colocar o celular no modo avião, desligar o computador, a televisão e ir para a cama.

3º Faça um chá calmante para te auxiliar a desligar e mostrar para o seu corpo que você está se preparando para dormir. Pode ser um chá de camomila, melissa, erva cidreira, capim limão.

Desligue todas as luzes (inclusive aquela luzinha da TV, caso você tenha uma no quarto)! O hormônio do sono, conhecido como melatonina, só é produzido no escuro total.

Agradeça as coisas boas que aconteceram no seu dia! Se você achar que não aconteceu nada de bom, agradeça ao simples fato de estar vivo e ter uma cama confortável para dormir, e acredite, não há nada de mais valioso do que isso.

6º Se ainda assim o sono estiver relutante em aparecer, coloque uma meditação guiada (lembrando de não deixar a luz do celular atrapalhar), ore, pense em bons momentos e pingue algumas gotas de óleo essencial de lavanda no travesseiro.

Tente seguir essas orientações diariamente, criando como se fosse um Ritual do Sono. Tenho certeza que com essas dicas você dormirá melhor e ajudará seu corpo a emagrecer naturalmente!

Beijos da Nutri 🙂


Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

One thought on “Emagrecer dormindo te deixaria feliz?

  • Renata Moretti

    Boa noite
    Tenho facilidade para dormi, mas acordo em torno das 3 hrs da manhã e só pego no sono novamente ao amanhece