Nutella Saudável


O famoso e mais desejado creme de Avelãs do mercado, mas em uma versão mais saudável, com menos açúcar e menos gorduras ruins! Anote aí os ingredientes dessa delícia:

Nutella Saudável

Ingredientes:

1 xícara de Avelãs (150g)

1 colher de sopa de Óleo de coco (6g)

½ xícara de Chocolate 70% (75g)

1 colher de sopa de Açúcar demerara(10g)

¼ de xícara de Leite vegetal

Modo de preparo:

No forno (dentro de uma forma) ou no fogão (em uma frigideira grande), aqueça as avelãs em fogo médio, cuidando para não queimá-las (mexa de vez em quando). Você vai perceber que conforme elas vão esquentando, parte das cascas vão soltando – esse é o intuito do aquecimento! Quando desligar o fogo, vá mexendo nas avelãs para que descasquem ainda mais (logicamente, nem toda a casca sairá, mas pelo menos parte dela você consegue retirar com esse processo).

Nutri, posso fazer com casca? Pode sim, porém algumas pessoas se incomodam com o fato de eventualmente aparecerem pedacinhos de casca na boca – mas essa é uma questão bem pessoal.

Depois de descascar, leve as avelãs para o processador até que virem uma farofa bem fininha (cerca de 10 minutos batendo) ou uma creme bem homogêneo (cerca de 30 a 40 minutos batendo) – novamente, é uma questão de preferência, se você quer uma consistência o mais parecida possível com a Nutella verdadeira, bata bastante tempo, mas caso você não se incomode com pedacinhos de avelã (eu particularmente acho uma delícia), 10 minutos são suficientes.

Enquanto processa as avelãs, leve o chocolate para derreter no microondas por cerca de 1 minuto (o tempo depende da potência do microondas, pode ser necessário mais ou menos tempo). Acrescente ao chocolate derretido o óleo de coco e despeje essa mistura á farofa de avelã que está no processador.

Misture bem até que fique um creme homogêneo. Desligue o processador e acrescente o leite vegetal e o açúcar mexendo novamente.

Despeje sua Nutella Saudável em um pote de vidro com tampa e guarde na geladeira por cerca de 1 semana. Também pode ser congelado, caso sua família seja pequena e não dê conta de consumir toda a receita nesse período.

Vamos à algumas considerações importantes sobre a execução da receita:

Na etapa de acréscimo do leite vegetal, se quiser um creme mais cremoso, aumente a quantidade do leite. Minha sugestão é ir colocando-o aos poucos, até que fique na consistência desejada. Lembrando que a preparação vai à geladeira posteriormente, então naturalmente já fica mais durinha.

Você pode adequar a quantidade de açúcar de acordo com sua preferência. Logicamente, quanto menos açúcar, melhor. Na minha opinião, só o chocolate 70% já adoça o suficiente.

Use o leite vegetal de sua preferência. Quando fiz, utilizei o de aveia, mas dará certo com qualquer um deles.

Não indico fazer no liquidificador comum visto que fica uma massa bem pesada e pode queimar seu aparelho. Faça em um processador e ainda assim, tenha cuidado para não sobrecarregá-lo.

Nada de comer tudo de uma vez só e à vontade! Não é porque é uma versão saudável, que você pode sair comendo todos os dias “a la vonte”. Tenha moderação, principalmente se o seu objetivo for o emagrecimento, afinal, apesar de mais saudável, ela é bem calórica.

Gostaram? Deixem aqui seus comentários 🙂

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *