O que é e como evitar o efeito sanfona


efeito sanfona

Você certamente já fez algum tipo de dieta e perdeu bastante peso, mas logo depois ganhou os quilinhos que havia perdido e um pouco mais, não é mesmo? Isso que ocorreu é o famoso efeito sanfona.

Isso acontece porque pra garantir uma perda de peso com qualidade, ou seja, que você perca e não encontre mais os quilinhos perdidos, não é necessária apenas uma dieta, mas sim, uma mudança de hábitos, de estilo de vida.

Vamos lá aos principais passos pra você mudar seus hábitos e evitar o efeito sanfona:

  1. A mudança tem que começar por você! Não fique dependendo de marido, amigos e familiares para começar algo que depende somente de você! Não dê desculpas do tipo: “Ha eu tento, mas meu marido come chocolate na minha frente e eu não resisto!”. Seja mais forte do que a sua melhor desculpa e faça o que precisa ser feito.
  2. Trace metas realistas e condizíveis com a sua rotina diária! Gosto de fazer um planejamento semanal, distribuindo ao longo da semana as tarefas/atividades e seus respectivos horários de execução. Mas seja específico! Nada de colocar na agenda: “fazer atividade física”; especifique: “correr 10km no parque”, “cozinhar X preparação para deixar congelada”.
  3. Coma comida de verdade! Quando eu falo comida de verdade, me refiro aos alimentos que você encontra normalmente na feira, aqueles que não vêm em saquinhos ou pacotinhos, como frutas, verduras, tubérculos, feijão, arroz, milho, etc.
  4. Se alimente de 3 em 3 horas! Há uma tendência atual orientando as pessoas a comerem quando sentirem fome, porém, a grande maioria das pessoas perdeu a sensibilidade em ouvir seu próprio organismo e não sabem mais distinguir fome da vontade de comer; além disso, a distração com trabalhos e eletrônicos passou a disfarçar a sensação de fome. Ainda faz-se necessária as três principais refeições: café da manhã, almoço e jantar; intercaladas com dois lanchinhos, um pela manhã e outro à tarde.
  5. Pratique atividades físicas diariamente! Escolha algo que lhe dê prazer, seja no parque ou na academia, o importante é não ficar parado!
  6. Durma bem! Um sono saudável é extremamente importante no processo de emagrecimento. Quando dormimos poucas horas ou temos um sono agitado, de má qualidade, nossos hormônios ficam totalmente desalinhados, dificultando o alcance dos objetivos.
  7. Divirta-se! Saia com a família e com os amigos, relaxe, sorria, faça um programa que te deixe feliz, viaje, ame. Já ouviu falar que felicidade emagrece? É a mais pura verdade!
  8. Procure um profissional que te entenda e auxilie nas suas dificuldades. Cada ser é único e, portanto, o atendimento deve ser individualizado, respeitando as diferenças e limitações de cada um.

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