Você sabia que, através das plantas medicinais, é possível baixar o colesterol quando se encontra elevado?
Já atendi diversos casos em que, mesmo com os ajustes dietéticos, o colesterol do paciente não baixou o suficiente. Nesses casos, eu costumo entrar com uma suplementação a base de plantas para ajudar e evitar que o paciente precise iniciar com medicação, que normalmente tem efeitos colaterais.
Mas atenção: é necessário que, junto ao suplemento, haja uma mudança na dieta e nos hábitos de vida. É necessário reduzir farinhas, açúcar, manteiga, queijos amarelos, nata, creme de leite, óleo de coco, embutidos dentre outros alimentos que acabam por aumentar o seu colesterol. Além disso, é necessário iniciar a prática de atividades físicas, dessa forma aumentamos o bom colesterol (HDL), protegendo a saúde do coração.
Vou deixar abaixo minhas plantas preferidas para o tratamento da hipercolesterolemia (colesterol alto):
VITIS VINEFERA
Essa planta é a uva, e quando passo para meus pacientes, utilizo o extrato seco da semente da uva, que tem um componente chamado proantocianidinas, com ação antioxidante, anti-inflamatória e protetora do coração.
MONASCUS PURPUREUS
É o arroz vermelho fermentado, uma das minha plantas preferidas para esses casos. Sua ação é bastante semelhante com a ação dos medicamentos para colesterol (estatinas). Ela regulariza o colesterol total, reduz LDL (colesterol ruim) e aumenta o HDL (bom colesterol)
OLEA EUROPAEA
Essa planta é a oliveira, e utilizamos uma substância presente nos frutos dessa planta (a azeitona), para ajudar a baixar o colesterol. Ela serve como um potente antioxidante e minimiza o dano celular causado pelos radicais livres produzidos pelo corpo a partir de uma dieta rica ruim.
ILEX PARAGUARIENSIS
A famosa erva mate, componente principal do famoso chimarrão. Em estudos com ratos a erva mate reduziu triglicerídeos, colesterol total e LDL, além de ajudar no controle do apetite exagerado.
A escolha da ou das plantas ideais, depende de cada caso! Normalmente prescrevo por 60 ou 90 dias, junto a dieta, e daí reavalio os exames para verificar a necessidade de mudança de alguma planta! Sempre tive resultados fantásticos!
IMPORTANTE: não faça uso sem recomendação de um profissional capacitado, todas as plantas possuem contraindicação de uso!
Se tiver dúvidas, deixe nos comentários.