Você provavelmente já ouviu falar da semente de Chia, certo? Essa sementinha nativa da Guatemala e do México e muito consumida pelas civilizações antigas, ficou muito conhecida pelo seu poder “emagrecedor” e virou moda em todo o Brasil!
Mas o que há de tão poderoso nessa semente?
Ela possui muitos componentes importantes para o organismo, entre os quais podemos citar:
* Ômega 3, um ácido graxo poliinsaturado (gordura boa), que auxilia na diminuição dos níveis de triglicerídeos e colesterol ruim (LDL) e favorece o aumento do colesterol bom (HDL), além de ter ação anti-inflamatória;
* Antioxidantes, que atuam combatendo os radicais livres (componentes responsáveis por causar danos ao organismo);
* Fibras, que auxiliam no trânsito intestinal e aumentam a sensação de saciedade. Essas fibras possuem um poder emulsificante, e ao entrarem em contato com a água formam um gel no estômago, fazendo com que a pessoa sinta-se satisfeita mais rapidamente;
* Proteínas, sendo uma excelente fonte para dietas vegetarianas;
* Vitaminas e minerais, que possuem funções importantes no organismo, como a melhora da imunidade, da memória e o controle da ansiedade.
Vale ressaltar aqui, que a Chia também possui calorias, assim como qualquer alimento, e por isso, seu consumo deve ser moderado! Consulte um nutricionista para que ele indique a quantidade e a melhor maneira de você consumir essa poderosa sementinha!!!
Beijos da Nutri