Cada vez mais comum em nossa população, a Intolerância à lactose é uma intolerância alimentar caracterizada pela incapacidade que o corpo possui em digerir a lactose, açúcar encontrado nos leites e derivados lácteos (queijo, iogurtes, coalhadas, etc).
Normalmente, para que possa ser absorvida, a lactose chega ao nosso intestino e é hidrolisada (quebrada) por uma enzima chamada Lactase em dois componentes, a glicose e a galactose, que então, vão para a corrente sanguínea.
Nos intolerantes à lactose, há uma deficiência na produção dessa enzima chamada Lactase, desse modo, a lactose não hidrolisada fica no intestino fermentando e absorvendo água, causando desconfortos gastrointestinais como gases, distensão abdominal e fezes amolecidas.
Não há uma quantidade definida de lactose que irá causar sintomas, isso vária de indivíduo para indivíduo, dependendo da dose de lactose consumida ou ingerida e o grau de deficiência de lactase. Se não diagnosticada e tratada, a intolerância à lactose pode causar sérias consequências metabólicas, como déficit de crescimento e desenvolvimento, redução da densidade mineral óssea.
O tratamento consiste na exclusão de produtos lácteos ou consumo de alimentos isentos de lactose ou ainda a reposição da enzima lactase. Existem muitas opções no mercado de produtos isentos de lactose, mas caso você prefira a exclusão de produtos lácteos, as bebidas vegetais, comumente conhecidas como leite vegetais, podem substituir o leite animal na vitamina, cafezinho e em receitas diversas!
Se você possui intolerância à lactose, converse com o seu nutricionista para saber as melhores opções para deixar a sua alimentação saudável e única para você!
Prometo postar uma receita sem lactose usando leite vegetal para vocês verem como é fácil a substituição!
Receita de Leite Vegetal de Coco: https://191.96.79.191/~nutrigiseledefar/receitas/leite-vegetal-de-coco/
Beijos da Nutri!