A banana verde, quando cozida, apresenta alta quantidade de amido resistente, um carboidrato com benefícios semelhantes aos das fibras. Esse amido não pode ser digerido e nem absorvido pelo intestino,é apenas fermentado, produzindo substâncias que servem como fonte de energia para a produção de bactérias benéficas do nosso intestino.
Pode ser utilizada em diversas preparações, como bolos, biscoitos, sucos, vitaminas, sopas, caldos entre outros.
Ingredientes:
10 bananas bem verdes (pode ser feito em maior quantidade)
Modo de preparo:
– Corte 10 bananas pela ponta sem deixar aparecer a polpa (deixar os talinhos de cada banana). Lave-as com casca, uma a uma, utilizando esponja com água e sabão e enxague bem.
– Ferva água suficiente para cobrir as bananas em uma panela de pressão. Coloque as bananas com casca na água fervente.
– Tampe a panela e conte 8 minutos a partir do início da pressão da panela. Desligue e deixe as bananas cozinhando até o vapor escapar ou até 20 minutos de cocção.
– Ao término do cozimento, mantenha as bananas na água quente da panela.
– Vá aos poucos tirando a casca.
– A polpa deve ser passada imediatamente no processador ou liquidificador (é importante que a polpa esteja bem quente, para não esfarinhar)
– Triture a polpa até ficar homogênea, adicionando água mineral quente em quantidade suficiente para virar um creme.
– Se não for utilizar imediatamente, guarde na geladeira por até 5 dias ou congele por até 3 meses em vasilhas de vidro ou na forminha de gelo (tem de ser de plástico duro e novo, sem ranhuras para não haver contaminação de derivados de plástico ou micro-organismos).
Confira o passo-a-passo na figura que segue!
DICAS DA NUTRI:
1 – Cuidado para não queimar o liquidificador: como é uma massa pesada, a dica é colocar junto com 5 bananas no liquidificador pelo menos 100ml de água mineral.
2 – Colocar para congelar em porções suficientes para acrescentar nas preparações. Para descongelar, utilizar um pouco de água para dissolver em panela aquecida em fogo brando.
Beijos da Nutri!