Nutrição com afeto (3)

Biomassa de Banana Verde

Biomassa de Banana Verde

A banana verde, quando cozida, apresenta alta quantidade de amido resistente, um carboidrato com benefícios semelhantes aos das fibras. Esse amido não pode ser digerido e nem absorvido pelo intestino,é apenas fermentado, produzindo substâncias que servem como fonte de energia para a produção de bactérias benéficas do nosso intestino.

Pode ser utilizada em diversas preparações, como bolos, biscoitos, sucos, vitaminas, sopas, caldos entre outros.

Ingredientes:
10 bananas bem verdes (pode ser feito em maior quantidade)


Modo de preparo:
– Corte 10 bananas pela ponta sem deixar aparecer a polpa (deixar os talinhos de cada banana). Lave-as com casca, uma a uma, utilizando esponja com água e sabão e enxague bem.
– Ferva água suficiente para cobrir as bananas em uma panela de pressão. Coloque as bananas com casca na água fervente.
– Tampe a panela e conte 8 minutos a partir do início da pressão da panela. Desligue e deixe as bananas cozinhando até o vapor escapar ou até 20 minutos de cocção.
– Ao término do cozimento, mantenha as bananas na água quente da panela.
– Vá aos poucos tirando a casca.
– A polpa deve ser passada imediatamente no processador ou liquidificador (é importante que a polpa esteja bem quente, para não esfarinhar)
– Triture a polpa até ficar homogênea, adicionando água mineral quente em quantidade suficiente para virar um creme.
– Se não for utilizar imediatamente, guarde na geladeira por até 5 dias ou congele por até 3 meses em vasilhas de vidro ou na forminha de gelo (tem de ser de plástico duro e novo, sem ranhuras para não haver contaminação de derivados de plástico ou micro-organismos).

Confira o passo-a-passo na figura que segue!

passo a passo biomassa de banana verde GRANDE

 

DICAS DA NUTRI:
1 – Cuidado para não queimar o liquidificador: como é uma massa pesada, a dica é colocar junto com 5 bananas no liquidificador pelo menos 100ml de água mineral.
2 – Colocar para congelar em porções suficientes para acrescentar nas preparações. Para descongelar, utilizar um pouco de água para dissolver em panela aquecida em fogo brando.

Beijos da Nutri!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.