Ingredientes do risoto:
2 xícaras de arroz cateto integral
2 xícaras de vinho branco seco
1 cebola bem picada
Caldo de legumes o suficiente para cozinhar o arroz
Ingredientes dos legumes confitados:
3 dentes de alho grosseiramente picados
1 bandeja de tomate cereja cortados ao meio
1 beterraba média picada em cubos pequenos
1 xícara de cafezinho de azeite de oliva extra-virgem
Sal a gosto
Ingredientes do pesto:
¼ de xícara de azeite de oliva extra-virgem
1 xícara de pepitas de abóbora
1 xicara de folhas de manjericão
½ xícara de água filtrada
1 dente de alho pequeno
Sal a gosto
Modo de Preparo:
Inicie pelos legumes confitados. Em uma fôrma, coloque os tomates de modo que a casca fique virada para baixo, acrescente as beterrabas em cubos , o alho picado , regue com o azeite e salpique sal a gosto. Leve ao forno pré-aquecido a 230ºC por aproximadamente 40 minutos. Assim que os legumes estiverem no forno, inicie o preparo do risoto. Refogue a cebola com um fio de azeite, acrescente o arroz cateto e mexa um pouco. Em seguida, acrescente o vinho branco e depois o caldo de legumes e deixe cozinhar. Vá adicionando o caldo sempre que necessário, até que o arroz fique al dente e ainda com um pouco de água (não pode ficar totalmente seco como deixamos o arroz comum). Enquanto o arroz cozinha, inicie o preparo do molho pesto, colocando todos os ingredientes no liquidificador e batendo até que fique homogêneo. Acerte o sal e despeje o pesto no arroz (ainda no fogo e já cozido) e misture bem para incorporar e conferir cremosidade ao risoto. Em seguida, coloque os legumes confitados e misture bem. Sirva ainda quente.
DICA DA NUTRI 1: lembre-se que o arroz suga bastante líquido, então certifique-se de que seu risoto tem líquido o suficiente para não secar. Caso guarde-o na geladeira para comer no dia seguinte, leve-o ao fogo com mais um pouco do caldo ou água filtrada, para retomar a cremosidade.
DICA DA NUTRI 2: caso queira deixar o seu risoto com outra coloração que não rosada, faça os legumes confitados apenas com tomate cereja, assim a beterraba não mancha-rá o arroz, que ficará verde com os tomates vermelhinhos.